Relatórios


Dia 20 de maio na escola Maria José Santana

Nesse dia trabalhamos com o processo de composição coreográfica a partir da estória do Chapeuzinho vermelho que trabalhamos em uma aula anterior.
Primeiramente dividimos os alunos em dois círculos um de meninos e outro de meninas. A professora fez o experimento de movimentações relacionadas a Chapeuzinho vermelho com as meninas, enquanto, também era testado com os meninos.
As crianças adoraram a atividade e se divertiram muito e isso se percebia pela expressão dos seus rostinhos. Deram risadas, e tinham um olhar alegre de satisfação. Houve bastante interação, já que os meninos deram sugestões de várias movimentações interessantes para o Lobo mal.





Tentamos fazer com que os meninos, os quais representavam o lobo mal, pulassem por cima das meninas, que estavam no papel de Chapeuzinho vermelho, mas essa idéia não funcionou, pois acreditamos ser perigosa esta cena no palco e não muito adequada à idade das crianças.
Após várias tentativas, conseguimos fazer com que as crianças continuassem formando um círculo, mas dessa vez os meninos que entraram na roda das meninas, pois estes são em número menor. Assim os círculos giravam em sentidos opostos. Depois os meninos ficaram no nível baixo - próximos ao chão - e as meninas no alto - como se pegassem uma laranja no topo da árvore. Finalizando essa seqüência.
Vale ressaltar que o comportamento dos meninos nesse dia foi melhor do que o das meninas, pois estavam sempre dispostos a executar os movimentos, enquanto as meninas estavam muito agitadas.
No final fomos para hora do carinho, este momento consiste no contato direto entre professoras e alunos, de forma que há uma troca de carinho e massagem para com as crianças, e esta turma em específico sempre se entrega a este instante que para nós é muito válido e prazeroso.